Resenha Nacional: Cisne - Eleonor Hertzog

Cisne
Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira! Skoob 

Autora: Eleonor Hertzog
Editora: Dracaena
Páginas: 832
Nota: 3/5

Cisne é a casa/barco da família Melbourne e também um centro de pesquisa. O casal, Doris e Henry Melbourne, são cientistas renomados e possuem uma família bastante extensa, com seus oito filhos: Teo, Ted,Tim, Tom, Pam, Lis, Bobby e Peggy. Peggy foi adotada por eles depois que seus pais morreram.

Champ-Bleux é a escola avançada mais popular da terra, onde todos querem entrar para essa renomada instituição. Os exames de admissão são bem rigorosos e só entram os melhores alunos. E quem for aprovado nela sai de lá como um dos melhores cientistas.

''[...] Consistiam em dez provas de conhecimentos.. [...] e dez psicotestes, que eram testes de aptidão altamente específicos nos quais ninguém conseguia saber se tinha passado ou não.''

Doris e Henry são formados por essa escola avançada e agora seus filhos tentam engrenar na mesma formação que seus pais. O livro segue com a rotina dessa família e também com a expectativa dos resultados de Champ-Bleux.

A trama é envolvente, mas os primeiros capítulos demorei para acompanhar a história. O excesso de personagens me atrapalhou durante a leitura e, muitas vezes, fiquei confusa em relação a eles. Mas Eleonor criou uma história totalmente diferente do que estamos acostumados e quem gosta de um mundo inteligente e criativo irá gostar de ir à bordo de Cisne. Em meio a toda essa loucura da família Melbourne ainda conheceremos Tarilian, um mundo alienígena, que faz parte da mitologia da trama. Os habitantes de Tarilian não gostam muito da população da terra, e com isso terá confusões e adrenalina em Cisne.

''Terráqueos não toleravam tarilianos. Tarilianos não toleravam terráqueos. Um rivalidade inútil havia surgido e parecia ter vindo ficar.''

A personagem que mais me cativou na história foi Peggy, com um ar doce e misterioso ela foi uma personagem bastante peculiar e cativante. Doris e Henry também foi um casal gostoso de conhecer, já que o amor deles é bem bonito.

Um outro ponto a favor do livro é o amor pelos os animais que esses personagens tem. A fauna, que não é muito explorada no livro, fez com que eu admirasse a autora, pois eu amo os golfinhos e eles estão presentes no livro. A continuação do livro se chama Linhagens, publicado recentemente.

Linhagens


E se você descobrisse que a Terra guarda grandes segredos? E se esses segredos fossem poderosos o suficiente para modificar o rumo de nossas vidas? Laços se estreitam, conflitos irrompem. Erros foram cometidos e o tempo está acabando. Nada é o que parece ser. Segredos emergem de Casas e Linhagens. Peggy corre grandes riscos e as consequências das próximas decisões podem colocar tudo em jogo. Os Melbourne mais uma vez terão que provar sua capacidade de resolver problemas. As consequências de cada decisão afetarão o Universo inteiro. Caberá apenas a Uma geração... Todas as decisões!



Quotes:
“O assobio estridente do cientista não era de forma alguma esperado. Ensurdeceu a todos e inutilizou dois microfones que estavam mais perto. Os jovens estavam longe o suficiente para não ouvirem o estardalhaço do cais, e longe o bastante para os do cais não ouvirem os risos e palmas da apresentação. Aquele assobio, no entanto, era sempre ouvido – e prontamente atendido.”
''Não seriam nossos filhos se achassem que debaixo de asas é lugar de viver a vida toda. Vai ser difícil e vai doer um bocadinho, mas eles vão descobrir que os laços entre eles são mais fortes do que qualquer distância. Vão sobreviver.”


 

3 comentários:

  1. Família grande morando num barco, gostei disso - apesar de não gostar também de muitos personagens pois me perco, tenho até que voltar algumas páginas para tentar identificar melhor quem é aquele. Achei bem diferente ter um mundo alienígena e com rivalidade com seres-humanos e com isso aventuras.

    ResponderExcluir
  2. Estou LOUCA para ler Cisne! Entretanto só o terei em mão em setembro/outubro... Dizem que não é bom. É ótimo, maravilhoso! Parece ser realmente criativo; nunca vi uma história desse tipo. Ótima resenha.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Jessy! Já li Cisne e curti bastante, apesar de ter achado o começo lento e ter me embananado um pouco com o excesso de personagens. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!