Resenha Nacional: Sentimento Fatal - Janethe Fontes


Por amor se mata? O amor destrói? E o ciúme, pode ou não ser controlado? Sentimento Fatal levará você a pensar nessas questões e rever seus conceitos... todos os seus conceitos em relação ao amor. "Dividida entre a paixão avassaladora do marido Roberto, que tem um ciúme doentio, e o grande amor de infância de Daniel, que ela torna a encontrar dez anos depois, Adriana Diniz Martinez terá de vencer o medo e reencontrar a si mesma... Lutar pela própria integridade e também pela filha Letícia, pela qual é capaz de tudo, sobretudo suportar a violência do marido, sobretudo suportar a própria infelicidade." Skoob / Orelha de Livro




Autora: Janethe Fontes
Editora: Dracaena
Páginas: 350
Nota: 4/5

Adriana Diniz é uma mulher bonita, inteligente e companheira, mas sofre com um casamento possessivo e desestruturado. Ela é casada com Roberto, um homem arrogante, rude e descontrolado. Ele acredita que a violência é o meio para resolver os problemas e por isso, constantemente, está agredindo Adriana.

Ela decide fazer faculdade e Roberto impõe regras para ela ir, além de fazer chantagens emocionais. E quando estava lendo tudo que Adriana sofria eu percebi o quanto isso acontece na vida real, de como vejo milhares de exemplos como o de Adriana. Na minha faculdade mesmo já vi várias colegas que sofrem com isso, de como seus maridos pressupõe ideias e não as incentivam no estudo.

Na faculdade ela reencontra Daniel Pacheco, seu primo. Os dois passaram a infância juntos e tiveram um amor juvenil, mas que não foi desenvolvido. Daniel é o professor de Adriana e ela terá que lidar com a confusão de seus sentimentos em rever seu grande amor. Daniel tem um filho, o Felipe. Já Adriana tem uma filha, a Letícia. A menina sofre com que o pai faz com a mãe, onde apesar da pouca idade ela entende, de certa maneira, o que a mãe sofre.

Daniel é um rapaz centrado e organizado, mas quando se trata de Adriana ele é impetuoso e faz de tudo para protegê-la. Ele sente algo por ela e a conexão entre eles é intensa. Mas Adriana não pode ter qualquer tipo de relacionamento com ele, porque além de ser casada - é claro - sofre com a obsessão e o medo de Roberto. Eu fiquei enojada com as atitudes de Roberto. Ele a trata como uma qualquer e não como uma mulher, como sua esposa e mãe de sua filha, onde usa de artimanhas para conseguir o que quer.

É um livro que retrata muito bem a obsessão, o ciúme e a complexidade da personalidade do indivíduo. Sentimento Fatal é um livro forte, mas que trata a realidade de muitas mulheres.

Quotes:
''[...] A violência doméstica não está atribuída apenas às mulheres pobres e de baixo grau de instrução, não.''
''Roberto desferiu um soco tão violento em seu rosto que a derrubou.''
''Amo você como se deve amar, no desespero'' - Roland Barthes
''Você será sempre minha. Querendo ou não.'' - Roberto


 

2 comentários:

  1. Gostei da resenha Jessy. Assim como você, já conheci várias mulheres que passaram pelo mesmo dilema da personagem, Adriana, e imagino como isso seja difícil. Achei a temática do livro bem interessante. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler um livro da autora e fiquei encantada, espero ler não só este mas outros trabalhos da Janethe.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!