Entrevista - Samanta Holtz

Oie gente!Hoje trago uma entrevista com a autora Samanta Holtz.

Autora do livro O pássaro

Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados.



Quando decidiu que queria ser escritora?
Desde criança, escrever é uma grande paixão. Comecei aos sete anos, com histórias em quadrinhos, que eu passava horas inventando, desenhando, montando! Então, passei a escrever pequenas histórias - muitas das quais dava de presente às professoras do colégio. Em seguida, vieram as poesias, reflexões, contos... até que, aos 14, comecei aquele que seria o meu primeiro romance, Renascer de um Outono. Foi uma surpresa, pois, não imaginava que a história ficaria tão grande!!! Foi aí que a ideia de ser escritora começou a brotar, embora tímida. Achava absurdo demais, muito longe da minha realidade! Então, as pessoas que liam o romance começaram a me incentivar tanto que fui pesquisar a respeito. E vi que não era algo tão inacessível assim, apenas difícil de se conseguir um espaço! Então, pus na cabeça que conseguiria, quando fosse a hora certa, e não parei mais de escrever e de tentar a publicação.

E a sua família te apoiou nessa escolha?
Muito! Todos sabiam o quanto escrever era importante, para mim, e acreditavam demais em minha capacidade. Às vezes, até mais que eu mesma! Nos momentos mais difíceis, foram eles que não me deixaram desanimar e desistir, pois é muito fácil pensarmos que jamais vamos conseguir, quando nos deparamos com barreiras tão difíceis de serem atravessadas. Devo muito a todos eles por nunca me deixarem abandonar esse sonho!

De onde surgiu a ideia de O pássaro? E por que escolher uma tema no passado?
Eu nunca sei exatamente quando ou como a ideia para uma história surgiu. O que eu lembro é que, na época em que tive os primeiros esboços, eu estava encantada pelas aulas de História que tratavam da Idade Média e do Feudalismo (contexto em que se passa a história). Acho muito interessante como, nos tempos mais antigos, as pessoas não tinham as facilidades que temos hoje (internet, celular, computador...) para conquistar o que almejavam - desde um grande sonho até um grande amor. Como devia ser difícil ir atrás deles! Lembro-me que comecei a imaginar como seria, nessa época, a vida de uma jovem de alta classe que não concordasse com as regras e imposições do pai e da sociedade - e que, ainda por cima, acabasse vivendo um amor proibido. Então, a opção por um tempo passado foi apenas para acompanhar a ideia central, o que acabou se tornando uma ótima escolha, já que, sem as facilidades e tecnologias dos dias de hoje, a história ganha mais volume!
 A personagem Caroline tem uma personalidade forte, que eu gosto muito.Você se inspirou em alguém para cria-lá? 
Não tive uma inspiração específica! Eu a construí conforme a história pedia... forte, determinada, teimosa e nobre de coração. Alguns me perguntam se baseei a personalidade dela na minha, mas não. Apesar de eu me identificar com Caroline em vários pontos, não tenho a mesma ousadia! Caroline faz o que lhe vem à mente sem se importar com o que os outros vão pensar. Eu sou mais do tipo ponderada, cautelosa. Contudo, assim como ela, sei exatamente o que quero e o que não quero, e não meço esforços para buscar meus ideais, desde que não prejudique a ninguém.

E seu novo livro Quero ser Beth Levitt.Poderia falar um pouco dele?
Claro! Estou muito animada com o novo romance, sinto que a história ficou "no ponto"!! (risos) Ao contrário de O Pássaro, "Quero Ser Beth Levitt" se passa nos tempos atuais e conta a história de Amelie Wood, uma bailarina que vive em um abrigo de meninas desde que ficou órfã, aos 12 anos. A história começa em seu décimo oitavo aniversário, quando ela está prestes a sair do lugar que a abrigou por tantos anos para enfrentar o mundo sozinha. Seu grande companheiro é o romance que a mãe lia para ela, na infância, chamado Doce Acaso. Ela se identifica muito com a protagonista do livro, a também bailarina Beth Levitt, e sonha que, assim como Beth, um lindo príncipe irá aparecer em sua vida e eles viverão felizes para sempre. Contudo, assim que começa a encarar a realidade, surpresas boas e ruins irão acometê-la, e ela, de repente, se vê mergulhada no mundo das celebridades, diante de um verdadeiro príncipe pelo qual se apaixona perdidamente e rodeada de muita gente querida, mas também muita gente falsa. Assim, confiando em seu coração puro e em seu constante desejo de ser Beth Levitt, a história vai desenrolando!

E sobre o Renascer de um outono e Corpo & alma.Quando pretende ser publicados?
Eu era bastante nova quando os escrevi - tinha, respectivamente, 14 e 16 anos. Então, embora eu goste muito dessas duas histórias e da maneira como desenrolam, reconheço que preciso fazer uma nova revisão e melhorar a forma como estão escritas. Após buscar (e, se Deus quiser, conseguir) a publicação de Quero Ser Beth Levitt, vou revisar Renascer de um Outono e tentar também a sua publicação. Então, será a vez de Corpo & Alma.

 
E fora esses três livros , você tem algum novo projeto que possa nos contar? 
Já tenho em mente uma história que transformaria Corpo & Alma em uma série - não de histórias contínuas, mas de livros independentes com o mesmo tema. Ao contrário dos meus outros romances, Corpo & Alma é mais fantasioso. Conta, simultaneamente, a história de anjos, almas e humanos, todos envolvidos na mesma situação - por exemplo... dois humanos apaixonados, as almas desses humanos e um anjo que é apaixonado por uma das almas. Dessa forma, tudo o que acontece no "plano invisível" acaba se tornando uma explicação para sentimentos e sensações que nós, humanos, temos - por exemplo: o amor à primeira vista, a sensação de que você já conhecia a pessoa de algum lugar e etc!!! Aguardem, e verão! (ou melhor: lerão!)

Você gosta de ler que tipos de livros?
Sou bastante eclética, mas meus favoritos são os romances no estilo Nicholas Sparks e as histórias divertidíssimas de Sophie Kinsella. A narração dela é deliciosa de se acompanhar! Também gosto muito dos livros inteligentes de Dan Brown e, claro, de séries como Harry Potter e Crepúsculo!!!

Cite alguns de seus autores favoritos .
J.K. Rowling e Sophie Kinsella, por sua maestria em saber conduzir o leitor em uma narrativa deliciosa; Dan Brown, por saber incluir tanta informação e conhecimento em seus livros sem torná-los enfadonhos; e Nicholas Sparks, claro, por todo o seu romantismo! 

O que você diria para aqueles que querem ser escritores no futuro ? E como lidar com esse sonho?
Eu resumiria em três palavras: paciência, determinação e fé! Paciência porque tudo tem a hora certa para acontecer, e não é fácil driblar a ansiedade e esperar esse dia chegar. Determinação para transformar esse tempo de espera em aprendizado, amadurecimento e fortalecimento, especialmente quando recebemos tanto "não". E fé para que você tenha a certeza de que, desde que esteja se esforçando e fazendo a sua parte, Deus estará guiando seus passos para que tudo aconteça da maneira mais perfeita possível. Não importa se você ainda não conseguiu uma publicação, continue escrevendo, continue tentando. Um "não" não significa que seu trabalho seja ruim, apenas que ainda não era o lugar e nem a hora para acontecer. Claro, também temos que saber ouvir críticas e entender que sempre teremos muito o que melhorar. E, se esse é mesmo o seu sonho, invista em você e vá em frente! Como dizia Renato Russo, "quem acredita sempre alcança"!
  
Obrigada pela entrevista Sa e desejo muito sucesso para você.E , se não for incomodo ,deixe uma mensagem para seus fãs.
Jé, eu que preciso agradecê-la por seu carinho e pelo espaço cedido em seu blog! Aos meus leitores, parceiros e admiradores, só o que posso dizer é que esse sonho realizado de publicar um livro não seria tão lindo se não fosse por vocês. Seu carinho, sua torcida, sua presença em meu dia-a-dia fazem de mim uma escritora realizada! Obrigada, de coração! E aguardem novidades da Samanta Holtz ;)Beijos!



Obrigada Sa por sua dedicação e carinho comigo.A Samanta é uma fofa e eu fiquei muito emocionada com as palavras dela nessa entrevista.Obrigada Sa!
E irei postar também a resenha do livro dela: O pássaro. Aguardem!

3 comentários:

  1. Oi, Jé!!! :)

    Muito obrigada pelo espaço cedido em seu blog para postar minha entrevista!!! Fico muito feliz com seu carinho e por saber que minhas respostas tocaram seu coração :)))


    Estou ansiosa pela resenha ;D

    Beijãooo!

    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! Gosto delas por que você pode conhecer mais do autor!
    Não tenho muita vontade de ler O pássaro por se passar no passado, não gosto, mas Beth Levitt me deixou bem curioso, o livro parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  3. Puxa! Gostei muito da entrevista e já quero ler esse daí da Beth rs e tbm sou fanzona da Kinsella, parabéns pela entrevista, que já li lá trás e sucesso pra autora, eu li O pássaro e me encantei, fiquei até traçando umas tramas pra ele, tanto se eu soubesse escrever, ia preencher vários "se" que ficaram na minha cabeça rs por exemplo vc já pensou se eles tivessem consumado o casamento? ou se antes ela descobrisse sobre ele e etc
    Eu simplesmente adorei o livro, emprestei pra minha cunhada, mas louquinha pra fazer Spoiller, ela torce ainda pelo Filip hehehe Chega! Falo demais.
    Bjs
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!